quarta-feira, 1 de junho de 2016
O médico veterinário e suas áreas de atuação
A profissão de médico veterinário é de suma importância e tem atingido cada vez mais campos de atuação. Muitos estudantes ao terminarem o Ensino Médio optam em prestar o vestibular na área, levando em consideração as facilidades nas disciplinas de biologia e química. Além, de terem, grande interesse e cuidado nos tratos com animais.
Ao ingressar no curso, o estudante, deve ter ciência que precisará se dedicar pois, o mesmo é difícil, tendo carga horária elevada, necessitando de anos de dedicação e estudos. Em algumas faculdades o curso pode ter duração de 5 anos, porém, com o mercado de ingresso ao trabalho cada vez mais exigente, é comum que ao se formar o profissional faça um período de residência em uma especialidade, ingresse no mestrado (2 anos) ou faça algum tipo de especialização (1 ano).
No curso de Medicina Veterinária existe uma multiplicidade dos campos de atuação, há pelo menos dez áreas diferentes em que o profissional pode atuar e como estas são variadas, é importante à formação do aluno um bom desempenho nas matérias do ciclo básico que são a anatomia, histologia, microbiologia, fisiologia, farmacologia, entre outras.
Após a formação, o mercado de trabalho, oferece os mais diversificados campos de atuação como: clínicas, hospitais e consultórios veterinários; fiscalização sanitária e inspeção que pode se dá em âmbito Municipal, Estadual e Federal, Forças Armadas; tecnologia de alimentos; saúde publica, epidemiologia e controle de zoonoses; clinica de grandes animais, ou animais silvestres, ou animais de pequeno porte; laboratorial; acadêmico.
Ao seguir uma dessas áreas o profissional terá as mais diversas atividades a cumprir. Na fiscalização sanitária e inspeção, fiscalizará todos os locais em que seja necessário o controle higiênico sanitário de produtos de origem animal. Para a tecnologia de alimentos será necessário pesquisas de novas formas de processamento ou aperfeiçoamento, das já existentes na indústria. Na saúde pública, epidemiologia e controle de zoonoses junto com outros profissionais, trabalhará na diminuição de surtos/epidemias de doenças infecto-contagiosas.
Nas clínicas de atendimento, o trabalho, poderá ser dividido em três fases: grandes animais, o profissional trabalha geralmente no campo e atende o rebanho bovino e equino; animais silvestres, o profissional trabalha em zoológicos, criatórios de aves, fazendas de criação de répteis ou avestruz, órgãos públicos) ou particulares que necessitam retirar animais silvestres de áreas de alagamento, construção de estradas, dentre outras situações; pequenos animais, é a área mais conhecida, o profissional atua em clínicas geralmente que recebe mais cães e gatos, prestando serviços de cirurgias, vacinações, atendimento ambulatorial. A área possui diversas ramificações, com especialidades em odontologia veterinária, radiologia e ultrassonografia, oftalmologia, cardiologia entre outras.
Na área laboratorial o médico veterinário é extremamente requisitado possuindo o currículo básico abrangente. Esta área é imensa, podendo abranger bacteriologia, virologia, parasitologia, micologia, bioquímica, farmacologia, imunologia, genética, dentre outras. Além de poder ingressar nas áreas práticas do curso o profissional ainda poderá se tornar professor em universidades públicas ou particulares.
Com todas as oportunidades no mercado de trabalho se o profissional souber se adequar terá emprego garantido, porém não pode ter medo de arriscar as diversas possibilidades.
Referência:http://www.cptcursospresenciais.com.br/artigos/pequenos-animais/clinica-e-cirurgia-em-pequenos-animais/os-diversos-campos-de-atuacao-do-medico-veterinario/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário